quarta-feira, 4 de junho de 2014

Como continuar escrevendo?

Após o tópico de "Como escrever" é necessário que este exista.  Muitos deixam o barco já no início da jornada por não acreditar que a escrita é tão boa quanto um "John Green" da vida. O que posso dizer a essa pessoa é "Não sabe de nada, inocente!".

Acima de tudo é preciso manter a tranquilidade e a chama da determinação acesa. É necessário que motivo esteja íntegro, certo em seu sentimento, que ao relembrá-lo possa te trazer a coragem e a vontade para escrever.

Porém, muitas vezes (e quando digo "muitas vezes" quero dizer pelo menos três vezes por semana) obstáculos tentaram te fazer desistir.

Pois então... Escrevi um, dois, três capítulos. Curtos ou extensos que sejam, não importa. O que ocorre é que quando finalizei as páginas e dei uma pausa para respirar, corri até a estante e apanhei aquele livro gosto ainda com cheiro de novo e embarquei na história.

E o que era para ser um momento para relaxar, tornou-se minha frustração... O livro que lia era de uma Rowling, Nora Roberts, Nicholas Sparks, Riordan, enfim um renomado autor. A narrativa era tão envolvente e a as falas tão elaboradas que me fizeram me sentir um lixo!


"Sim! Não sei escrever!", "Vou abandonar tudo!", "É perda de tempo!", "Nunca vou ser como eles!", "Não vou realizar meu sonho mesmo!", "Existem milhares de escritores melhores que eu!", "Não, não, não!!!"


Criatura! Sossegue! É nessa hora que tudo vai pelos ares! O nosso cérebro funciona por comandos. Se disser a ele para que levante o braço esquerdo, ele vai erguê-lo, e se ser o comando de que não vai escrever algo bom, ele também vai obedecer.

Então, Inocente, não pense que quando os best-sellers vieram ao mundo sabiam que no momento em que as suas respectivas mães colocasse uma caneta em suas mãos escreveriam o livro da sua vida. E não pense também que cada vírgula, cada parágrafo, cada fala já estava friamente calculado na mente bizarra desses escritores. Tsc tsc tsc, exatamente, eles são humanos, logo erram.

Fazer um livro requer planejamento e revisão. Você, precoce, vai alcançar o nível em que pegará uma página em branco e escreverá uma "Monalisa", mas até lá vai ter que testar, se arriscar, e principalmente errar.

Não pense que os grandes escritores estão andando por ai felizes quando de repente baixa o santo e eles são arrastados em posição de zumbi para um computador onde passam horas digitando como um tocador de órgão sonambulo. A inspiração existe, mas o trabalho duro também.

Então, apenas pratique. Escreva e se aperfeiçoe. Jogue as ideias no papel primeiramente, da forma que elas vierem à cabeça. Logo após revise estrutura. E se surgir uma inspiração mais tarde, porque ela vira mais cedo ou mais tarde, modifiquei e se aperfeiçoe.

Façamos um teste. Eu escreverei quando me sentir inspirado e em outro momento escreverei quando estiver sem qualquer ideia. Veremos o que acontece.

Em breve divulgo o resultado de minha experiência.

John Erwin.

0 comentários:

Postar um comentário