terça-feira, 15 de abril de 2014

Artigo nº 3 - Como escrever?

"A viagem de mil milhas começa com um passo" - Lao Tsé.
Arregacem as mangas, senhoras e senhores! É hora de agir!

Muito bem... Chegou a vez de provar sua determinação! Você quer ser escritor? Pois então ponha esse sonho no papel! Transformaremos o abstrato em concreto!

Por onde começar?

Bem, provavelmente você já teve alguma ideia. Seja fazer um livro de romance, ficção, suspense, terror, em verso ou em prosa, você já imaginou que texto fazer. Além disso, é importante saber o seu público.

Você escreveria vocábulos complicados ou descreveria situações em que jovens não vivenciaram, sendo o seu público adolescente? Ou usaria inúmeros jargões atuais, modas, citações de músicas modernas para um público mais velho? A resposta é "Não!".

Isso não impede o uso de palavras pouco usadas na fala em livros para a juventude, na verdade isso se chama vocabulário. E nem é proibido numa fala o uso de gírias se aquele personagem pertence a esta época. Seu objetivo em escrever é passar uma mensagem de forma atrativa e de fácil compreensão ao leitor. O que adiantaria o uso de palavras que poucas pessoas têm acesso ou um texto "chato" de se ler? Você quer que elas a entendam, não? Eu, John Erwin, escrevo para que todos enxerguem minha utopia, portanto facilito o máximo para que os leitores a visualizem.

Muito bem. Já temos nosso público alvo, o tipo de texto, e agora partiremos para... o quê?

Depende... Muitos medos se manifestam neste momento.

Já conheci escritores iniciantes que temiam a reação do público ao lerem seus textos, outros por se acharem inferiores, pois não dominavam o português; outros até possuem um vocabulário rico, porém pecam na narrativa. Se você se identificou, saiba que isso é perfeitamente normal!

Dificilmente partiremos para nosso primeiro conto, livro, resenha e seremos renomados. Para que cheguemos aonde queremos, haverá muito trabalho duro. Então escreva! Escreva e escreva... E também leia! Leia bastante. Ler não só enriquecerá seu vocabulário, como também te ensinará a narrar, a expor fatos, a criar "clímax", a citar os personagens da maneira correta.

E o mais importante, em minha opinião, você deve sentir! Sim, sentir!

É impressionante como alguns escritores conseguem causar arrepios em seus leitores, e até fazê-los vestir um casado, com apenas um parágrafo de descrição de um ambiente gélido. Saber usar as palavras é uma arte.

"Os ventos uivavam. Jack dava passos vagarosos. Sentia as pernas cada vez mais pesadas. Estava cansado. O frio arrasador assoprava seu rosto. A neve caia numa tempestade. Jack esfregava seu peito no desespero de se manter aquecido. Sua respiração era forte. Outra ventania o fez recuar. Com rapidez, envolveu ainda mais suas mãos no grosso casaco e as levou ao peito. Nada enxergava a frente, apenas o branco horizonte. O assovio dos ventos gélidos aumentavam. Ainda assim, ele continuava. Sentia seus músculos queimarem. Até que vacilou, fazendo com que fosse ao encontro da neve fofa."
 Ainda há o que evoluir, mas nunca podemos parar de escrever. Ouvir também é preciso. Críticas são dádivas vindo das pessoas certas.Conheça suas fraquezas e fortaleça-se. Como? Com a leitura, com a escrita, com a opinião, e com a confiança!

Então, treinem. Pode começar com o projeto que tem em mente. Não se preocupe se ficar ruim. Você vai revisá-lo mil vezes, acredite; ou melhor, aprimorá-lo! Mas lembre-se, sinta! Se não estiver escrevendo com a alma, é melhor dar um descanso.

Como eu disse, faremos tudo juntos. Então começarei meu projeto com vocês!



Farei um livro que será de romance e ficção para o público de jovens entre 15 e 25 anos. E você, o que fará?

John Erwin

0 comentários:

Postar um comentário