domingo, 25 de maio de 2014

A Jornada do Herói

Talvez você já deve ter ouvido sobre "a Jornada do Herói", seja de alguma crítica ou algum comentário.

Eu sempre ouvi por alto o termo, mas nunca me aprofundei. Mas como todo conhecimento é bem-vindo, fui investigar do que se tratava.


A Jornada do Herói consiste em um "roteiro" em que o personagem principal (herói) vai percorrer à medida que o enredo avança. Cada etapa representa um acontecimento.

O site Revista Fantástica trata de cada passo baseando-se em duas histórias: "O Hobbit" e "Harry Potter", dois grandes sucessos. Achei bem interessante como aplicaram cada etapa da jornada, uma vez que visualmente os termos parecem confusos e muito abertos.

Também trago um vídeo interessante em que se explica mais detalhadamente esse mecanismo de "roteiro", baseado nas informações por Joseph Campbell. O vídeo tem 56 min de informação, e apesar da extensão, o tempo voa quando se assiste.


Minha humilde opinião: eu prefiro não seguir um "roteiro" para minhas histórias. Quando digo "roteiro", refiro-me a um passo a passo criado por um terceiro, mesmo que seja notado através de um estudo. Isso pode acarretar na perda da flexibilidade do autor. Ao invés de embarcar no universo sem limites que é a ficção, acaba por se desdobrar dentro de um parâmetro. Logo, quando tentamos "copiar" outro autor acabamos perdendo nossa identidade.

O que o mercado editorial tem a dizer: Aparentemente, histórias que seguiram a Jornada do Herói foram bem aceitas pelo público e venderam bastante. Claro que o livro não atinge o alvo apenas com a estrutura, existem o modo de escrita, o enredo em si, os personagens... mas esse mecanismo parecem ter se tornado agradável aos leitores. Como foi o caso de "O Hobbit" e "Harry Potter".

Cumpro aqui meu papel de mantê-los informados sobre o que existe por ai. Quando vi essa informação não pensei em publicar duas vezes no blog. Mas volto a dizer que defendo ainda a originalidade. Não que você não vá fazer uma história que se pareça com a Jornada do Herói, porém é diferente quando escrevemos um livro baseado num mecanismo e outro quando terminamos um livro e ele se pareça com o mecanismo.

Para quem gosta de técnicas, exitem outros como o Mindmaps e Brainstorm. Possa ser que ajudem.

mudando de assunto...

Aproveitando, gostaria de apresentar um site bastante interessante que encontrei na internet: Livros que Vendem . O autor fala através de vídeos informações valiosas para nós. E inclusive, motivacionais!
O mecanismo criado por Eldes Saullo funciona da seguinte maneira: você se inscreve no programa gratuitamente, depois receberá E-mails quando seus programas vão ao ar, além de entrevistas e outros artigos que ele disponibiliza, e então basta conferir; ele deixa aberto também a comentário e responde regularmente. Fica então a dica.

Sucesso!

John Erwin


0 comentários:

Postar um comentário