segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sugestão nº 2 - Luciana Villas e Eduardo Spohr

Em minhas pesquisas, encontrei uma narrativa muito bacana, com lindas e sábias palavras de Luciana Villas, que por muito tempo foi chefe editorial da editora Record.

Realmente eu não poderia deixar de fora este vídeo. Luciana, acredito, desabafa muitas palavras presas em gargantas de muitos escritores iniciantes, e até mesmo de experientes, por aí: o olhar do povo brasileiro com sua própria obra.

É engraçado como é visível esta distância de criações nacionais com os leitores... Talvez a depreciação venha do ditado "a grama do vizinho sempre é a mais verde", mas acredito que seja mesmo a falta de oportunidade, a um chance para as obras nacionais. Conversando com uma amiga, a qual também trabalhou numa editora, ela me apontou que possivelmente a literatura que é imposta ao jovens na escola seja, digamos, cansativa aos olhos de jovens que estão numa era moderna onde a internet é presente, e as palavras são mais simplificadas. Concordei com ela quanto a isso. Realmente o conceito que vai se formando nos jovens com relação à literatura nacional pode crescer nesse ponto, deixando então de ser o que chamei de "preconceito" ou falta de "oportunidade".

Bem... Vou deixar que alguém mais experiente fale por mim.

Com vocês, Luciana Villas:



Inspirado em suas palavras, não podia deixar de faltar uma indicação nacional. Recomendo então Eduardo Spohr, autor do livro "A Batalha do Apocalipse"!

Eduardo Spohr nasceu em junho de 1976, no Rio de Janeiro. Filho de um piloto de aviões e de uma comissária de bordo, teve a oportunidade de viajar pelo mundo, conhecendo culturas e povos diferentes. A paixão pela literatura e o fascínio pelo estudo da história o levaram a cursar comunicação social. Começou a trabalhar em agências de publicidade, mas acabou, gradualmente, migrando para o jornalismo.Formou-se pela PUC-Rio em 2001 e se especializou em mídias digitais. Trabalhou como repórter no Cadê Notícias, StarMedia e iG, como analista de conteúdo do iBest e depois como editor do portal Click 21.Hoje, além de criar projetos gráficos, ministra o curso “Estrutura literária: a jornada do herói no cinema e na literatura”, nas Faculdades Hélio Alonso, do Rio de Janeiro. É, ainda, participante do NerdCast, o podcast do site Jovem Nerd.

  
Conheça mais sobre sua obra no link http://www.abatalhadoapocalipse.com/

Vale a pena conferir sua jornada: 



John Erwin

0 comentários:

Postar um comentário