terça-feira, 24 de junho de 2014

Art nº 8 - Tema do seu livro. Você tem certeza disso?

"Mas que pergunta besta é essa, Erwin? É óbvio que sei sobre o que quero escrever. Posso não saber de todos os detalhes, mas meu tema já está na minha cabeça".

Concordo. Oras! Se eu sou escritor é porque quero escrever, e se quero escrever é porque pensei em algo que eu queria falar.

Porém, peço um pouco de sua paciência. Explicarei a essência do título desse tópico.

Quando você pensa sobre o assunto que moverá seu enredo, deve pensar que é como achar petróleo.

"Como é???"

Exato. Criar um livro para que ele se torne um best-seller é como achar petróleo. É algo raro quanto ao número de manuscritos que circulam todos os dias as editoras. Você, por exemplo, procuraria petróleo numa área onde centenas senão milhares já estão acampados e com as máquinas funcionando atrás do tal combustível?

"Imagino que não".

Com o livro funciona parecido. Escrever sobre um assunto que já está bastante explorado é difícil de destacar em seu meio. Porém, numa área quase não conhecida é diferente.

Vamos pegar outro exemplo. Quando foi lançada a tecnologia 3D, existiam poucos filmes com essa tecnologia. Portanto, as pessoas pagavam para desfrutar da tecnologia, para desfrutar dessa nova experiência, ainda que o filme não tenha um enredo cativante.

Os dias passaram e muitos filmes tiveram agora versão em 3D. Agora que a novidade havia passado, as pessoas passaram a ser mais exigentes. A pagar por filmes mais trabalhados, com enredos melhores. Logo, os cineastas tiveram que se dedicar bastante para ter seu destaque frente aos outros.

Então se você tem a vontade de escrever sobre anjos, vampiros, romance jovem, assuntos que foram bastante explorados, é importante pensar em um diferencial. O que meu livro falará que o diferenciará frente aos outros? Não estou dizendo sobre narrativa, e sim sobre enredo. Você deve prender seu leitor, encantá-lo. Afinal, ser escritor é a arte de surpreender em palavras.

Eu digo que nenhum assunto é 100% original. Sempre algo se baseia em outro. O importante é transformar. É mostrar em uma perspectiva totalmente diferente. 

Fica então algo a se refletir: o que desejo passar ao meu leitor? Existem muitos contos/livros sobre o assunto que desejo escrever? Qual o meu diferencial, minha marca?



Até a próxima,

John Erwin.

1 comentários:

  1. Nunca parei para pensar obre o enredo em si, achei vinha naturalmente. Mas agora, com esse texto a imaginar o quanto da minha própria história pega inferência de outras. O que acha de uma história que misturasse um pouco de tudo? Seria original ou uma grande cópia?
    Bj

    ResponderExcluir